RELÓGIO

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

PLANO DE AULA.

TEMA: Violência nas escolas
PROBLEMÁTICA:
Quais as formas de violência na escola?
 Quais as consequências da violência para a comunidade escolar?
 Como a violência afeta a aprendizagem?
DURAÇÃO: Um bimestre.

JUSTIFICATIVA: Frente ao crescente índice de violência escolar, faz-se necessário que a instituição, como mecanismo de promoção social, aborde o referido assunto, traçando ações que colaborem com a mudança de atitudes e conceitos a respeito da violência. Nota-se que cada vez mais que os alunos demonstram comportamentos e atitudes agressivos, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica de colegas e professores. Por esse motivo, faz-se necessária uma investigação mais consistente das causas dessa violência, bem como, as possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação.
OBJETIVOS GERAIS:

·                     Averiguar e refletir sobre as causas da violência escolar,
·                     Reduzir a violência no âmbito escolar.
·                     Despertar nos alunos a prática de atitudes gentis.


CONTEÚDOS: Buscando trabalhar com a interdisciplinaridade os conteúdos a serem abordados serão:

·         Língua Portuguesa: Produção textual, leitura e inferências de ideias aos textos a serem trabalhados;
·         Matemática: leitura e comparação de gráficos;
·         Artes: produção gráfica de quadrinhos, confecção de cartazes.
·         Ciências: Violência e Saúde, como a violência afeta a saúde das pessoas.
·         História: Os grupos sociais e seus comportamentos em sociedade
·         Geografia: estudo das regiões que têm maior índice de violência e seus aspetos;

METODOLOGIA:
·         Debate sobre o tema em sala de aula.
·         Pesquisa em diferentes fontes bibliográficas: livros, revistas e internet para a coleta de dados sobre: O que é violência? Quais os diferentes tipos de violência praticada nas escolas? Como a violência afeta na aprendizagem?
·         Produção de gráficos sobre o índice do diferentes tipos de violência na região,( Estado), onde encontra-se inserida a escola para posteriores comparações numéricas ;
·         Estudo dos aspectos geográficos e sociais da região que possui maior índice de violência;
·         Leitura de textos voltados para o assunto em foco bem como, incentivo ao posicionamento de opiniões dos alunos e suas inferências a respeito do texto;
·         Confecção e organização de murais com reportagens e fotos sobre atitudes que valorizam e incentivam a convivência harmoniosa
·         Confecção de histórias em quadrinho para a criação de uma revistinha que deverá ser distribuída à comunidade escoar.
·         Palestra com psicopedagogos e psicólogos sobre como a violência afta a saúde do ser humano: estresse, depressão e outros.
CULMINÂNCIA: Ao final do projeto haverá uma exposição de tudo o que foi  produzido ao longo do trabalho, com apresentações de diferentes atividades: palestras com convidados ou com os próprios alunos, dramatizações de situações de violência que devem ser abolidas da escola e de situações que estimulam a paz, etc.

AVALIAÇÃO: A avaliação dar-se-á através da observação dos professores diariamente e sobre as apreciações dos trabalhos produzidos pelos alunos, bem como a observação da mudança de conduta dos discentes. 


Postado por: Cristina, Joselito, Maria Conceição, Nilzeleia, Regilene e Jailson Brito.

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